Autor(es): Frederico C. M. M. Filho, Carlos E. M. Tucci
Ano: 2012
Resumo: este artigo disserta sobre a relação entre a variação da densidade habitacional para com a área impermeável na cidade de Porto Alegre.
Autor(es): Christopher F. Souza, Marcus A. S. Cruz, Carlos E. M. Tucci
Ano: 2012
Resumo: este artigo apresenta a abordagem de desenvolvimento urbano de baixo impacto, pontuando suas diferenças em relação às práticas higienistas e compensatórias, por meio de revisão da literatura, além de traçar algumas perspectivas quanto à sua implantação. Com base na avaliação, acredita-se ser possível aplicar técnicas sustentáveis, embora com esforço considerável para capacitação e emprego em larga-escala.
Autor(es): Marllus G. F. P. das Neves, Carlos E. M. Tucci
Ano: 2008
Resumo: neste artigo são apresentados estudos que tentam caracterizar os tipos de resíduos cuja produção afeta o sistema de drenagem urbana. São mostrados resultados de pesquisas em diversos países, tanto no que diz respeito à quantidade quanto à composição. Faz-se também um relato das medidas de controle pesquisadas recentemente, destacando-se as estruturas de retenção.
Autor(es): Marcus A. S. Cruz, Carlos E. M. Tucci
Ano: 2008
Resumo: este artigo apresenta funções econômicas para o planejamento da drenagem obtidas em Porto Alegre e extrapola a análise visando identificar a estratégica econômica de implementação do Plano de Drenagem.
Autor(es): Marllus G. F. P. das Neves, Carlos E. M. Tucci
Ano: 2008
Resumo: no primeiro artigo desta seqüência de dois, foram apresentados os conceitos sobre a quantificação e gestão dos resíduos sólidos na drenagem urbana. Neste artigo são apresentadas as informações utilizadas e metodologias aplicadas para estimar esses resíduos numa bacia hidrográfica urbana de Porto Alegre.
Autor(es): Carlos E. M. Tucci
Ano: 2008
Resumo: neste artigo, analisam-se o desenvolvimento urbano e suas relações com as águas urbanas no Brasil. A gestão dos recursos hídricos no Brasil é realizada por bacias hidrográficas, e o domínio é federal ou estadual. Examinam-se as possibilidades de gestão da água na cidade e na bacia hidrográfica no contexto institucional brasileiro.
Autor(es): Carlos E. M. Tucci, Adalberto Meller
Ano: 2007
Resumo: este artigo destaca a relação entre a gestão dos recursos hídricos, que prevê a bacia hidrográfica como unidade de gestão e a cidade como unidade local de gestão urbana, e as medidas potenciais de regulação das águas pluviais dentro do município, necessárias à prevenção dos impactos e a transferência de responsabilidades. Esta análise discute também as tendências e práticas internacionais e do Brasil, visando a busca de uma real sustentabilidade de longo prazo.
Autor(es): Marcus Aurélio Soares Cruz, Carlos Eduardo Morelli Tucci
Ano: 2007
Resumo: este artigo apresenta a concepção de um modelo de otimização baseado em algoritmos genéticos associado a um modelo de simulação hidrológico-hidráulico que objetiva avaliar alternativas de solução para os problemas de inundações em bacias urbanas. A função objetiva da otimização é a função de menor custo construtivo (custo-efetividade), combinando a implantação de detenções e a ampliação de condutos. O modelo foi aplicado na bacia do Areia na cidade de Porto Alegre.
Autor(es): Francisco Rossarolla Forgiarini, Christopher Freire Souza, André Luis Lopes da Silveira, Geraldo Lopes da Silveira & Carlos Eduardo Morelli Tucci
Ano: 2007
Resumo: a urbanização proporciona impactos negativos sobre o ciclo hidrológico quando não planejada de forma sustentável. Atualmente, tem-se discutido a adoção de mecanismos de incitação à redução destes impactos tendo por referência a cobrança pelo serviço de drenagem de águas pluviais. Este trabalho tem como objetivo investigar a aplicação de diferentes cenários para a definição de uma taxa de drenagem a três condomínios hipotéticos no município de Porto Alegre.
Autor(es): Marcus A. S. Cruz, Christopher Freire Souza, Carlos E. M. Tucci
Ano: 2007
Resumo: a gestão da drenagem urbana na maioria dos municípios brasileiros ainda não é vislumbrada com a devida importância pelos gestores, dada a ausência de um planejamento específico para o setor. De forma geral, o gerenciamento da drenagem urbana apresenta-se desvinculado das ações planejadas para os demais setores relacionados, como água, esgoto e resíduos sólidos. Este trabalho tem por objetivo discutir a gestão das águas pluviais nas cidades brasileiras, através da caracterização do seu estado atual, da apresentação de exemplos externos e da proposição de possíveis avanços.
Autor(es): Daniel G. Allasia, Rutinéia Tassi, Marllus G. F. P. das Neves, Adolfo O. N. Villanueva, Carlos E. M. Tucci & Marcus A. S. Crus
Ano: 2003
Resumo: os Planos Diretores de Drenagem Urbana têm como objetivo tratar a drenagem como parte da infraestrutura urbana, buscando um desenvolvimento harmônico entre a ocupação do espaço pela população e as redes de drenagem. Na cidade de Porto Alegre, foram elaborados até o presente momento os Planos de seis bacias hidrográficas, além da avaliação do Sistema de Proteção Contra Enchentes e um Manual de Drenagem Urbana. Neste artigo são apresentados os problemas identificados nas bacias, as soluções propostas e uma análise de custos.
Autor(es): Anísio de Sousa Menezes Filho & Carlos Eduardo Morelli Tucci
Ano: 2003
Resumo: historicamente, a questão das cheias urbanas e sua mitigação recebe maior atenção nos projetos de drenagem e nos planos diretores de gestão de águas urbanas. Recentemente, porém, os aspectos qualitativos das águas pluviais das cidades brasileiras vêm sendo crescentemente abordados, a partir de evidências de que cargas poluentes são transferidas aos mananciais pelo escoamento superficial das águas de chuva. Este trabalho apresenta uma metodologia para a estimativa dos polutogramas de projeto para a bacia do Arroio Moinho, na cidade de Porto Alegre (RS), sob três cenários de uso e ocupação do solo, atual e projetados.
Autor(es): Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves & Carlos E. M. Tucci
Ano: 2003
Resumo: neste artigo é discutida a necessidade de implantação da quantificação e do controle contínuos dos resíduos sólidos que atingem a drenagem urbana, mostrando exemplos de monitoramentos realizados em alguns países e os tipos de medidas estruturais e não estruturais adotados. Os resultados destes programas evidenciam a importância deste tipo de informação.
Autor(es): Carlos E. M. Tucci
Ano: 2003
Resumo: neste artigo são apresentadas relações para obtenção dos parâmetros com base em dados de bacias brasileiras. A estimativa dos valores são comparados com o método do SCS. As equações apresentadas possuem algumas limitações de uso e devem ser utilizadas de forma preliminar até que uma amostra maior de dados permita o estabelecimento de relações mais precisas.
Autor(es): Carlos E. M. Tucci
Ano: 2003
Resumo: neste artigo são apresentados os principais impactos de quantidade e de qualidade produzidos na drenagem, as medidas de controle atuais, as medidas sustentáveis a serem perseguidas no país e por um Plano Diretor de Drenagem Urbana, mecanismo de implementação das medidas sustentáveis na drenagem.
Autor(es): Carlos E. M. Tucci
Ano: 2000
Resumo: neste estudo é apresentada a relação do coeficiente de escoamento das bacias urbanas brasileiras em função da área impermeável e a vazão máxima correspondente. Os resultados obtidos apresentam um bom ajuste com dados observados, considerando que apenas a área impermeável foi utilizada como variável independente.
Autor(es): Carlos E. M. Tucci
Ano: 2000
Resumo: a inundação das cidades brasileiras é um processo que produz impactos sociais e econômicos devido principalmente a falta total de planejamento e a adoção de soluções inadequadas. Este cenário produziu duplo prejuízo para a população, pois além das medidas de controles adotadas aumentarem os prejuízos dos eventos de inundação, estas são muito mais caras que as medidas alternativas de controle na fonte. Neste artigo são destacadas as tendências atuais das cidades brasileiras quanto ao impacto, medidas de controle adotadas, as dificuldades institucionais e uma proposta de programa para modificar o cenário de prejuízos atual.
Autor(es): Paulo Roberto de Araújo, Carlos E. M. Tucci, Joel A. Goldenfum
Ano: 2000
Resumo: a utilização dos pavimentos permeáveis em áreas urbanas visa: reduzir a vazão drenada superficialmente, melhorar a qualidade da água e contribuir para o aumento da recarga de água subterrânea. Neste estudo, foi avaliada a eficiência dos pavimentos permeáveis na redução do escoamento superficial, através de simulações experimentais, comparando o escoamento gerado em diversos tipos de pavimento e no solo compactado.
Autor(es): Néstor A. Campana, Carlos E. M. Tucci
Ano: 2001
Resumo: this paper presents the relationship between parameters of a hydrologic model and those of the Urban Plan. The hydrologic model IPH IV was used together with a GIS to predict the hydrograph corresponding to alternative urbanisation scenarios. Model parameters were fitted and verified using recorded data from the
Autor(es): Carlos E. M. Tucci
Ano: 1999
Resumo: neste artigo são discutidos os aspectos de risco de enchentes, o sistema de proteção de enchentes, as hipóteses de alteração dos riscos de inundação e o projeto proposto.
Autor(es): Carlos E. M. Tucci
Ano: 1999
Resumo: a inundação das cidades brasileiras é um processo que produz impactos sociais e econômicos devido principalmente a falta total de planejamento e a adoção de soluções inadequadas. Este cenário produziu duplo prejuízo para a população, pois além das medidas de controles adotadas aumentarem os prejuízos dos eventos de inundação, estas são muito mais caras que as medidas alternativas de controle na fonte. Neste artigo são destacadas as tendências atuais das cidades brasileiras quanto ao impacto, medidas de controle adotadas, as dificuldades institucionais e uma proposta de programa para modificar o cenário de prejuízos atual.
Autor(es): Carlos E. M. Tucci
Ano: 1999
Resumo: este artigo descreve esses principais problemas, o impacto dos procedimentos não planejados e descreve as ações que as cidades podem seguir para reduzir os impactos da urbanização na drenagem. O artigo também descreve a estratégia de controle de cheias implementada na Região Metropolitana de Curitiba no Brasil.
Autor(es): Carlos E. M. Tucci, dofo O. N. Vianueva
Ano: 1999
Resumo: neste artigo são apresentadas as principais causas de inundações, impacto hidroelétrico e medidas estruturais e não estruturais estudadas, para fazer face ao problema.
Autor(es): Carlos E. M. Tucci, Néstor A. Campana
Ano: 1999
Autor(es): Carlos E. M. Tucci, Marcus A. Soarez Cruz, André L. L. da Silveira
Ano: 1998
Resumo: observa-se, atualmente, um aumento na frequência das enchentes urbanas devido a ocupação não controlada da bacia hidrográfica. O uso de reservatórios de detenção, associados a superfícies de infiltração em lotes, possibilita a redução de vazões de pico a valores compatíveis com os encontrados antes da urbanização. A quantificação dos volumes necessários ao amortecimento das enchentes em lotes foi estimado através do uso de um modelo matemático hidrológico de precipitação-vazão. Com base neste modelo, foram avaliados seis tipos de reservatórios implantados em lotes característicos da cidade de porto alegre, submetidos a aumentos em áreas impermeáveis.
Autor(es): Carlos E. M. Tucci, Walter Collischonn
Ano: 1998
Resumo: o controle da erosão urbana é fundamental tanto na manutenção da capacidade de escoamento do sistema de drenagem como na qualidade ambiental. Buscando destacar indicadores que possam ser aplicados às condições de urbanização de cidades brasileiras, são apresentadas estimativas de produção de sedimentos para bacias urbanas em algumas cidades do país.
Autor(es): Carlos E. M. Tucci
Ano: 1997
Resumo: as enchentes nas cidades brasileiras são um processo gerado principalmente pela falta de disciplinamento da ocupação urbana. O custo do controle desse processo é muito alto quando o desenvolvimento já está implantado. A medida preventiva de controle, onde os custos são reduzidos, é o Plano Diretor de Drenagem Urbana.