Avaliação Ambiental

Composição de resíduos de varrição e resíduos carreados pela rede de drenagem, em uma bacia hidrográfica urbana

Autor(es): Marllus G. F. P. das Neves, Carlos E. M. Tucci

Ano: 2011

Resumo: neste estudo, são apresentados resultados sobre a composição física de resíduos sólidos de varrição e também daqueles vindos por uma rede de drenagem em uma bacia hidrográfica urbana, identificando, dentre outros, influências da frequência do serviço de varrição e da época do ano.

Planos de recursos hídricos e as avaliações ambientais

Autor(es): Monica Porto, Carlos E. M. Tucci

Ano: 2009

Resumo: este trabalho analisa as características distintas dos processos de Avaliação Ambiental Estratégica e Integrada e dos Planos de Recursos Hídricos, com vistas à discussão das formas possíveis de integração.

Mitigating of water related natural disasters in developing countries

Autor(es): Carlos E. M. Tucci

Ano: 2008

Resumo: in this paper is presented an overview of the main impacts, the source of uncertainties related to the risk areas. The institutional international scenario is described with some overview related to South America. The water management framework for preventing the natural disasters related to the source of uncertainties was discussed as measures in order deal with these risks.

Uso de indicadores para avaliação de usinas hidrelétricas em bacias hidrográficas com múltiplos aproveitamentos

Autor(es): Antônio D. Benetti, Carlos E. M. Tucci

Ano: 2006

Resumo: este artigo apresenta uma metodologia que foi utilizada para fazer-se uma avaliação preliminar de usinas hidrelétricas em uma bacia hidrográfica com múltiplos aproveitamentos. A metodologia baseia-se no uso de cinco indicadores, e foi aplicado a 30 reservatórios de usinas hidrelétricas de pequeno e médio porte, planejadas para a bacia hidrográfica dos rios Taquari-Antas, Brasil.

Potenciais impactos e o desenvolvimento do Pantanal

Autor(es): Carlos E. M. Tucci

Ano: 1999

Resumo: o Pantanal é uma área de cerca de 134.000 km2 com funcionamento de banhado (wetlands) gerada pelos condicionantes físicos regionais da bacia do Alto rio Paraguai. Esta bacia tem uma divisão física, econômica e ambiental bem definida entre o Planalto, na sua parte superior (acima de 200 m de altitude) e o Pantanal, que é a planície formada por rios lagos e baixios inundados grande parte do ano, que recebe o fluxo proveniente do Planalto. O planalto tem comportamento hidrológico semelhante a maioria das bacias hidrográficas. Todas as ações produzidas no Planalto podem produzir impactos diretos sobre o Pantanal e para jusante em águas internacionais do Paraguai, Bolívia e Argentina. O Pantanal tem mostrado uma sustentabilidade importante através da convivência entre o gado e a preservação do ecossistema. Nas últimas décadas alguns impactos ambientais desenvolvidos e planejados podem comprometer esta convivência harmoniosa. Neste artigo são apresentadas as principais características hidrológicas e os impactos resultantes destes condicionantes sobre a população e ação potencial antrópica que pode comprometer o sistema.

Análise do rompimento hipotético da barragem de Ernestina

Autor: Walter Collischonn, Carlos E. M. Tucci

Ano: 1997

Resumo: o rompimento de uma barragem é um evento que pode ocorrer devido a diferentes causa. A avaliação dos seus potenciais impactos é um processo preventivo que faz parte das ações de planejamento da Defesa Civil. Essa análise deve buscar definir as possíveis consequências do rompimento hipotético da barragem e medidas preventivas para mitigar as potenciais consequências. Nesse estudo é simulado o rompimento da Barragem de Ernestina no rio Jacuí no Rio Grande do Sul.

Translate »